o que são varizes

viva sem varizes

Você sabe, de verdade, o que são Varizes?

Dor, edema (inchaço) e sensação de peso mais acentuados no final do dia são alguns dos motivos que levam pacientes a procurarem um tratamento especializado de varizes.

As varizes são o termo utilizado para definir as veias que sofreram alterações em seu formato, como dilatação, alongamento e tortuosidade e que podem ocasionar sintomas como desconforto estético, peso nas pernas, fadiga e inchaço, os quais podem evoluir para complicações mais sérias.

No Brasil quase 50% da população adulta apresenta essa doença e, como a preocupação estética é particularmente observada devido ao frequente uso de minissaias, shorts ou roupas de banho, somente através da avaliação em consultório por médico vascular é que o paciente pode alcançar a eficácia de um tratamento adequado. 

Há casos de pacientes que se privaram por vários anos de usarem roupas curtas ou mesmo que usaram maquiagem para disfarçarem seu vasinhos. Contudo, somente o tratamento adequado para as varizes pode contribuir para a melhora da qualidade de vida, devolvendo um convívio social mais harmônico e elevando sua autoestima.  

 

Embora a causa da ocorrência de varizes ainda não esteja totalmente esclarecida, provavelmente ela é resultado de uma associação entre fatores hereditários e adquiridos, fazendo com que alterações da parede das veias e do próprio sistema de válvulas se transformem em varizes. 

sobre as varizes

Separamos algumas das perguntas mais frequentes que recebemos de nossas(os) pacientes e listamos para você

Hereditariedade na ocorrência de varizes

Sabe-se que existe uma tendência hereditária para a ocorrência de varizes, pois quando pai e mãe são varicosos, a doença pode atingir até 85% dos filhos. Desta forma, a herança pode significar uma das causas mais relevantes para varizes pois, quando associada a outros fatores, podem somar-se para aumentar a possibilidade da pessoa apresentar varizes ao longo da vida

Maior ocorrência de varizes no sexo feminino: saiba porque

Importante também mencionar que existe a maior ocorrência de varizes no sexo feminino, podendo chegar a uma proporção de oito mulheres para um homem. Essa constatação indica que os fatores hormonais estão implicados na doença varicosa e podem explicar porque a grande maioria dos pacientes que procuram tratamento para varizes serem mulheres, apesar de estarem envolvidos outros aspectos sócio-culturais, como a preocupação estética feminina e a presença mais abundante de pelos nos membros inferiores dos homens que disfarçam a presença de varizes nestes.

As varizes e a gravidez

A associação de varizes com a gravidez também acontece, surgindo mais abundantemente quanto maior for o número de gestações. Alguns vasos que surgiram na gravidez, inclusive, podem desaparecer em até 6 ou 12 semanas após o parto, sendo indicado o tratamento somente a partir do final desse período.

Adolescência e as varizes

A partir da adolescência passa a ocorrer um aumento progressivo da incidência de varizes, podendo chegar a 80% nos pacientes acima de 60 anos de idade e, ainda que seja bastante comum o relato de pacientes no consultório sobre o surgimento de varizes estar relacionado ao início das atividades profissionais onde ficam muito tempo de pé, estudos não conseguiram demonstrar tal associação.

Obesidade, anticoncepcionais e as varizes

Em relação à obesidade, é sim fato que ela pode promover o surgimento de varizes, possivelmente pelo aumento de pressão nas grandes veias abdominais que recebem sangue dos membros inferiores. 

Importante também mencionar que o uso de anticoncepcionais também aumenta a predisposição a varizes, diminuindo até o efeito das aplicações corretivas. Porém, diferente do que muitas pessoas acham, não se faz necessária a suspensão dos anticoncepcionais para o tratamento das varizes. Vale ressaltar que, neste caso, você deve também conversar com seu ginecologista sobre a possibilidade de outro método contraceptivo, como os dispositivos intra-uterinos (DIU). 

Salto alto e as varizes

O uso frequente de salto alto e calçados sem flexibilidade dos solados [mostrar figura com perna e salto alto] está implicado no agravamento das varizes pois eles reduzem o bom funcionamento da bomba muscular da panturrilha – que apertam as veias, auxiliando no retorno (fluxo normal) de sangue.

A excelência está nos detalhes

Nosso time busca o que há de mais moderno em equipamentos e tratamentos no combate às varizes

Sempre a solução perfeita para você

Nada de tratamentos padronizados! Analisamos cada paciente e desenvolvemos um tratamento único para você

Conforto, qualidade e segurança

Tratamento de varizes em consultório com alta eficiência, de forma planejada e para atingir seus objetivos de forma precisa.